link-phone (31) 2552-8963 link-whatsapp (31) 97355-6267 Telefones

Manta de silicone ou Manta de feltro – O que comprar?

Escrito Por: Publicado em: Manta de Silicone ou Manta de Feltro? Data de Criação: 19/10/2021 Comentários: 0

Devo investir em uma manta de silicone ou optar pela manta de feltro com espuma?
Esta é uma dúvida muito comum no momento de adquirir a prensa plana. Vem com a gente que vamos explicar tudo!

Se você possui ou está procurando por prensa térmica no google neste momento, provavelmente está recebendo um bombardeio de ofertas de prensas. São dezenas de marcas, dezenas de tamanhos, e além disso você precisa ainda decidir sobre a tal da manta de silicone.

Mas qual é a melhor opção?
A resposta é: depende...

A manta de silicone:

É um produto extremamente caro no ramo da sublimação. São pouquíssimos os fabricantes no Brasil e a maioria deles não fabrica o silicone esponjoso na medida correta.
Sim, tem silicone maciço e silicone esponjoso, mas este é um assunto pra outro momento.
Se você está vendo na tua frente uma prensa equipada já com o tal do silicone e o kit está com um valor muito baixo tome cuidado. Alguma coisa pode não estar certa seja no silicone ou na prensa em si.
A manta de silicone somente é realmente importante em trabalhos onde o material a ser estampado não seja um tecido, como por exemplo: azulejos, quadros em MDF, pedras sublimáticas, quebra-cabeças e outras superfícies planas que exigem muita transferência de calor por muito tempo e exigem pressão extra para que a sublimação ocorra com perfeição. Também é muito usado para dublagem com Nylon 600 e aplicação de entretelas, com transfer WOW ou transfers que exigem muita pressão, e se tratados desses casos citados nós indicamos muito o uso dela.
O silicone tem a propriedade elástica muito restrita. Ele se molda pouco às imperfeições do material a ser estampado. 
Vamos supor que você vai estampar uma camiseta pronta na prensa, e que a estampa seja de um tamanho que precise começar bem pertinho da gola da camiseta.

Para que a estampa ocorra corretamente a prensa terá que esmagar a costura da gola da camiseta para afunda-la no silicone para que somente então a outra parte a ser estampada receba a pressão correta. Algumas vezes a prensagem marca a gola de um jeito que não fica legal. Ou então a costura das mangas...
Claro... Este foi um exemplo extremo pra podermos visualizar o que pode ocorrer em situações onde há necessidade de estampar com superfícies que são razoavelmente irregulares. Você que está sublimando camisetas não vai prensar a gola né... vai colocar a gola um pouco mais afastada e realizará o seu trabalho com tranquilidade.
A manta de silicone limpa com facilidade, bastando um sabão neutro e uma esponja. 
Antes de começar seus trabalho precisará aquecer sua manta de silicone antes, ela vai roubar bastante calor da sua prensa, por isso precisa começar os trabalhos com ela bem quente, para que no meio da prensagem você perca muita temperatura, prejudicando os trabalhos.
Um outro ponto importante é que a prensa vai ficar mais “pesada” pra trabalhar. Uma vez que será necessário aplicar mais pressão no fechamento da bandeja, já que o silicone não é macio e não molda com facilidade.
Quem já tem prensa com silicone e faz um teste na prensa com manta de feltro se surpreende com a leveza do trabalho com esta segunda opção.

Mas e a manta de feltro?

A manta de feltro conjugada com espuma custa muito, mas muito mais barato quando comparada à manta de silicone. É apenas uma fração do valor dela. Quem não pretende estampar azulejos, superfícies rígidas ou aplicar transfer, dublar, colar... geralmente aposta na manta, pois ela é muito barata e dura bastante nas mãos de quem sabe trabalhar com ela, especialmente quando se usa uma fronha por cima de tudo.
Os estampadores de camisetas, artesãs e em geral na costura criativa utilizam bastante a manta de feltro, pois ela se adequa às irregularidades de certos materiais e dá pra estampar peças já montadas (com alguma limitação, claro).
Quem tem prensa com manta de feltro e espuma e faz teste com o silicone acha a prensa bem pesada.
O ponto fraco da manta de feltro é que ela cede com o passar do tempo. Como assim?
Se você estampar um monte de azulejos nela no mesmo local por exemplo, sem revezar o produto a ser estampado, ela vai afundar naquele local do azulejo e não vai dar pra estampar camisetas naquele feltro. Nós nao indicamos de jeito nenhum estampar azulejos e pedras no feltro, pois esses materiais precisam de um tempo muito longo para estampar, tipo 5 minutos, e isso pode derreter o feltro, sim, ele pode derreter se for exposto de forma continua a temperatura de 200C! Então o que o pessoal faz é ter 1 conjunto de feltro/espuma pra tecidos, 1 para madeiras e outros rigidos que estampem com tempo padrão de até 40 Segundos. Nesses casos, citados, bingo economizou no silicone.
A manta de feltro é um pouco mais difícil de limpar. E a tinta sublimática não sai dela.
Se você aplicar termocolantes entretelas ( sim, tem gente que dá muito certo usando o feltro para aplicar e colar coisas!) etc a cola pode grudar nela e dificultar o trabalho, porém isso é facilmente resolvido colocando sobre o feltro uma folha de teflon ou papel kraft/pardo. Aliás caso a produção seja alta é bom ter algumas folhas de teflon extra pra ir trocando e limpa-las depois. O silicone limpa mais fácil, mas dá um pouquinho de trabalho também e se você não tiver nada pra colocar por cima vai ter que parar a produção para limpa-lo.

Como a manta de feltro é barata dá pra ter muitas e ir vestindo as camisetas nela antecipadamente pra agilizar na prensagem sem perder 1 segundo da prensa funcionando prensando e produzindo, por que vou te falar viu:  prensa aguardando vestir camiseta está gastando dinheiro atoa.
É impressionante o aumento da produção quando isto é feito. Até mesmo a economia de energia pode ser sentida ao fim do mês. Com o silicone isto poderia ficar inviável pelo seu custo.

 

Conclusão:

Tanto a manta de silicone quanto a manta de feltro possuem pontos fortes e fracos.
Vai fazer trabalhos com peças rígidas que demandam mais de 40 segundos? Vai de silicone.
Vai fazer trabalhos com peças rígidas que demandam até 40 segundos? Vai de feltro, principalmente se você faz poucos trabalhos rígidos então talvez não precise do silicone que é um produto tão caro.
Vai fazer produção em série de camisetas? Estampa muito tecido e quer aproveitar ao máximo o potencial de estampagem da sua prensa? Vai de kits e mais kits de mantas de feltros para ajudar a acelerar o processo!

 

Abaixo apresentamos o link para você avaliar os preços tanto do quanto da manta de feltro. Dica de mestre: se for comprar a manta de feltro aproveite e compre junto a espuma no combo! Vale a pena pra deixar a sua prensa ainda mais macia!

Clique aqui para ver os preços da manta e do silicone

Sabia que vendemos tintas, papéis e outros insumos também?

Clique aqui para ver os insumos

Siga-nos no Instagram para desbloquear promoções imperdíveis!

@maquinatecprensastermicas

 

Muito obrigado pela visita. Esperamos trazer mais tópicos de relevância pra você!

Um grande abraço da Maquinatec.
Maquinatec, cada dia mais profissional, assim como você!


Quer ter acesso a uma tabela de tempos e temperaturas de diversos materiais para sublimação, totalmente grátis? Clique aqui e aproveite esse excelente conteúdo. Curtiu? Deixe um comentário


Saiba mais sobre a nossa história. Clique aqui!
Saiba mais sobre a nossa política de revenda. Clique aqui!

Conheça nossas prensas térmicas: Clique aqui!
Curta nossa página nas mídias sociais e fique por dentro das promoções e cupons de desconto:
 

 

Tags:

Deixe um comentário

Captcha