link-phone (31) 2552-8963 link-whatsapp (31) 97355-6267 Telefones

Como Fabricar e Personalizar Chinelos

Escrito Por: Leonardo Mendonça Publicado em: Como Fabricar e Personalizar Chinelos Data de Criação: 11/11/2021 Comentários: 0

Antes de qualquer coisa é importante saber quais os tipos de chinelos mais comuns do mercado e também as composições de seus materiais. Então vamos junto que tem muita coisa boa para você aprender aqui!

Borracha:

Esta matéria-prima é a mais durável do mercado de chinelos. Pode-se dizer que é a borracha que as Havaianas utilizam em seus chinelos.
Como a borracha é vendida: Geralmente as borrachas de chinelo são vendidas em placas. Placas de borracha. Os tamanhos das placas variam muito, mas se você contatar um distribuidor provavelmente terá acesso a adquirir placas grandes com mais de 1 metro de largura e o comprimento pode variar igual a quando se está comprando tecidos no metro, por exemplo.
Espessura da borracha: Quanto mais espessa (grossa) a borracha, mais cara ela é. Além disso há alguns modelos como a borracha filetada, que possuem uma linha no meio dela. Tudo isso agrega valor ao chinelo.

As espessuras mais encontradas são em ordem: 15mm a mais encontrada, 10mm, 25mm.
Percentual de Borracha Vs. Qualidade do chinelo: No mercado há uma grande variedade de placas de borracha à venda. Quanto mais borracha tiver a composição, mais cara é a borracha.

As placas são encontradas em:
100% borracha;
90/10 = 90% borracha e 10% EVA;
80/20 = 80% borracha e 20% EVA;
50/50 = 50% borracha e 50% EVA;

Quanto mais borracha na composição, maior a qualidade do chinelo. E mais pesado ele é!
Cores: A paleta de cores é muito grande e apresentar todas aqui seria muito longo. As cores mais comuns são as cores do arco-íris, preto e branco. Existem algumas cores marmorizadas como as das fotos abaixo também.

 

Ainda sobre a borracha existem vários tipos de texturas para a parte de cima do chinelo:
Textura Arrozinho (este é o mais comum), Colmeia, Grão de Café.

 

Todas as imagens de borrachas foram retiradas desta fonte

Ainda há mais informações sobre as borrachas, mas gora é sobre as tiras, correias ou alças:
São dezenas de tipos e cores. Os mais comuns são as alças frisadas, 2 cores, com glitter, slim e baby, sendo que cada um destes modelos se subdivide em vários outros formatos. É muita opção mesmo.


Bom, agora que você já sabe quais são os componentes dos chinelos vamos dar um passo adiante e entender como personaliza-los usando a máquina de fazer chinelos em conjunto com uma prensa térmica sublimática

 

Como Fabricar os chinelos com a Máquina de Fazer Chinelos da Maquinatec

O processo de fabricação dos chinelos é bastante simples, mas há alguns passos importantes a serem seguidos para que a qualidade fique excelente e você consiga um bom valor por ele.

1 – Faça seu projeto. Não precisa ser um projeto de 100 páginas, mas é interessante que você imagine qual tipo de chinelo vai produzir, qual modelo, qual borracha, cor etc. A gente recomenda ter a borracha branca sempre em estoque, pois é a que sai mais. É importante ter também um conjunto de tiras coloridas de vários modelos para ajudar na sua escolha.

2 – Adquira a sua matéria-prima. Caso esteja começando, inicie com pouco. Compre um pouquinho de cada coisa para testar, experimentar até encontrar a marca de borrachas que mais lhe agrada. Adquira a borracha nas 4 composições, mesmo que seja um pedacinho só das que você acha que não vai usar. Você precisa tocar, sentir na mão, pisar com ela pra saber como ela funciona e pra saber se o que dizem dela reflete a realidade pra você ou não. (100% borracha; 90/10 = 90% borracha e 10% EVA; 80/20 = 80% borracha e 20% EVA; 50/50 = 50% borracha e 50% EVA).

Muitas pessoas acham que a 100% é a melhor de todas, mas outras pessoas a acham muito pesada e preferem a 80/20, por exemplo. Faça testes.

3 – Uma vez que você já possui o material é hora de começar. Escolha o tamanho do chinelo. Coloque a placa de chinelo embaixo da matriz/faca de forma que o corte se inicie no solado do chinelo. Dica mestre: Certifique-se que a faca/matriz está com um bom fio de corte (está bem afiada) para que não haja rebarbas na peça após o corte.

4 – Coloque o conjunto na máquina de cortar chinelos


5 – Utilize a alavanca para cortar o chinelo

6 – Retire tudo da máquina e é hora de destacar o chinelo de dentro da matriz. Cuidado para não cortar a mão na matriz!!!

7- Agora é hora de fazer o rebaixo das tiras/correias/alças. Utilize a caixa de rebaixo elétrica para isto. Muito cuidado para não furar o dedo, pois a broca atravessa o chinelo. Cuidado para não se machucar. Coloque os 2 dedos em distância segura para fazer o processo.

8 – Agora é hora de passar a tira dentro do chinelo. Dica mestre! Não faça força! Use a ferramenta chamada de “passa-tiras” para isto e salve seus dedinhos.

9 – Pronto! Seu chinelo está pronto. Mas não está personalizado ainda...

 

Como personalizar chinelos usando a prensa térmica sublimática

Tem 2 formas de fazer a personalização. Antes de cortar ou depois de cortar o chinelo. Ambas funcionam muito bem se o chinelo for com cores que não exigem simetria, mas se for com um minion igual ao da foto é importante estampar depois de cortar o chinelo, caso contrário correrá o risco de ficar com a logo Maquinatec cortada igual ao do passo 6 acima, ou seja, pode perder a peça. Então recomendamos sempre a seguinte sequência:

Se tiver dublagem: Dublar, cortar estampar, fresar furos, passar tiras.
Se não tiver dublagem: Cortar, estampar, fresar furos, passar tiras. Lembrando que a borracha deve ser a borracha resinada para sublimação neste caso.


Vamos retomar então o assunto da personalização com dublagem!!!

Você precisa saber o que é dublagem antes de personalizar. Existe um produto que se chama sublitex. A função dele é parecida com um salompas. O salompas gruda na pele e pra sair quase que arranca a pele junto com ele não é? Rsrsrs Então o sublitex é um tipo de OBM para chinelos. Este material aceita sublimação nele e fica muito perfeita a qualidade da estampa. Fica como se fosse uma camiseta. Lindo! Esse sublitex é na cor branca e para que ele grude no chinelo é necessário adicionar pressão e calor, ou seja, vai precisar prensar na prensa térmica.

A) Lá no passo 1, adquira também o sublitex para as suas experiências de personalização!
B) Corte o sublitex no tamanho da borracha e posicione na prensa conforme na foto. Dica mestre, não coloque as borrachas pertinho uma da outra. Posicione as borrachas de forma que fiquem equidistantes como se fosse preencher toda a área da prensa, desta forma a prensa dura mais tempo.

C) Dublar com o sublitex com pressão média a 200ºC e 20 segundos. Dica mestre, retire todos os insumos da prensa para aplicar o sublitex. Caso sejam suas primeiras experiências regule a pressão da prensa térmica com a bandeja fria (antes de aquecer). Você precisa olhar para a borracha pela fresta entre as duas bandejas e não pode ter espaços vazios na prensagem. Tem que prensar tudo por igual com pressão média.

D) Realizar os passos 3,4, 5 e 6.

E) Pronto, agra é hora de estampar seu lindo chinelo já cortado! Agora fica muito fácil centralizar a estampa nele e evitar que fique fora de posição!!! Posicione tudo certinho na prensa térmica, coloque o teflon por cima de tudo para não sujar o alumínio da prensa. Utilize a mesma regulagem, temperatura, tempo e pressão da dublagem com sublitex.

 

F) Passo 7, passo 8 e fim!!! Chinelo pronto!

Conclusão

Agora que você já sabe como fabricar e personalizar um chinelo do início ao fim lhe apresentamos nosso kit de fabricar chinelos totalmente exclusivo da Maquinatec, é só clicar aqui para ver os modelos que temos disponíveis pra você!

Siga-nos no Instagram para desbloquear promoções imperdíveis!
@maquinatecprensastermicas
Muito obrigado pela visita. Esperamos trazer mais tópicos de relevância pra você!
Um grande abraço da Maquinatec.
Maquinatec, cada dia mais profissional, assim como você!


Quer ter acesso a uma tabela de tempos e temperaturas de diversos materiais para sublimação, totalmente grátis? Clique aqui e aproveite esse excelente conteúdo. Curtiu? Deixe um comentário


Saiba mais sobre a nossa história. Clique aqui!
Saiba mais sobre a nossa política de revenda. Clique aqui!

Conheça nossas prensas térmicas: Clique aqui!
Curta nossa página nas mídias sociais e fique por dentro das promoções e cupons de desconto:
 

 

Tags:

Deixe um comentário

Captcha