link-phone (31) 2552-8963 link-whatsapp (31) 97355-6267 Telefones

Entenda o que é sublimação e como a sublimação é aplicada no ramo da personalização

Escrito Por: Leonardo Mendonça Publicado em: O que é Sublimação Data de Criação: 05/07/2021 Comentários: 1

Muita gente que está começando tem dúvidas sobre este assunto.
Vamos lá

Para começarmos a entender sobre este assunto é necessário retornar ao ensino médio! Você aprendeu que evaporação é a mudança do estado líquido para o gasoso. A água fervendo na chaleira é o exemplo mais clássico de evaporação.
A sublimação é mudança do estado SÓLIDO para o estado gasoso sem passar pelo estado líquido.

Pois é, o gelo seco é um exemplo clássico de como um material sai do estado sólido para o gasoso sem passar pelo estado líquido. Isto no caso do gelo seco ocorre por que o material que compõe o gelo seco é um gás. O gás carbônico.


Tinta Sublimática!
“- PelamordeDeus eu quero saber da tinta Sublimática! “
“- Não me interessa gelo seco!”

Ok, ok!

A tinta Sublimática depois que é depositada no papel sublimático pela impressora, vai secar. Após a secagem da tinta o papel já está pronto para ser usado na prensa térmica, seja ela uma camisa, almofada, boné, toalha, vestido, chinelo, meia, bandeira, azulejo, quadro em MDF etc.

Este processo se dá por meio de calor (para os físicos, energia). Sem calor não há sublimação.

A sublimação da tinta se inicia a aproximadamente 185°C de temperatura. Desta forma as partículas de tinta se tornam gás. O gás então penetra no tecido e adere nele. Impressionantemente, parece que o tecido já foi produzido com aquela cor, estampa etc. Fica brilhante e com cores muito vívidas! Sublimação é uma arte maravilhosa!

Caso haja espaço vazio entre o tecido e o papel sublimático a tinta-gás então vaza para a atmosfera. É muito comum ver umas marcas que são chamadas de “manchas brancas” quando isto ocorre.
Se o processo de sublimação ocorrer corretamente a tinta vai sair do papel e aderir ao tecido. Não é qualquer tecido que aceita sublimação. O tecido precisa conter poliéster em sua composição. Quanto mais poliéster, mais viva e brilhante a estampa! Quanto menos poliéster, menos brilhante.
Caso o tecido seja de puro algodão, por exemplo, a sublimação ocorrerá, mas a tinta não aderirá bem ao tecido e ficará “apagada e sem graça” a estampa.

 

Mesmo o processo ocorrendo certinho é comum que o papel retenha ainda um pouco de tinta. Não é possível fazer com que 100% da tinta seja transferida para o tecido no caso da sublimação. Então o papel não pode ser reutilizado infelizmente.

 

É importante compreender que há métricas para se poder estampar na sublimação. Temperatura exagerada causa a queima da tinta e pode queimar também o tecido. Assim a estampa perde qualidade e o tecido pode ficar amarelado. Dependendo da temperatura o tecido pode ficar inclusive um pouco duro, com aspecto de plástico. Pouco tempo prensado pode também causar problemas uma vez que a tinta não transferirá o seu máximo para o tecido. Tem vários artifícios que são utilizados para que a estampa fique top!

 

O mais legal da sublimação é que o nível de personalização é altíssimo e o investimento em equipamentos não é alto quando comparado ao Silk, por exe­­­­­­mplo. Você pode fazer uma única peça e ainda obter lucro com isto.




Conclusão

Muitas pessoas estão investindo em sublimação, pois o campo de negócios é enorme. Há uma variedade imensa de produtos que podem ser sublimados no mercado e o nível de personalização é o limite da imaginação humana. Há verdadeiros artistas no ramo da sublimação que consegue estampar peças incríveis dentro de casa sem precisar investir muito dinheiro. Muitas pessoas iniciam no ramo da sublimação com o objetivo de adquirir renda extra e em pouco tempo passam a fazer da sublimação o seu ramo principal!

Esperamos que tenha gostado deste material!

Quer ter acesso a uma tabela de tempos e temperaturas de diversos materiais para sublimação, totalmente grátis? Clique aqui e aproveite esse excelente conteúdo.

Curtiu? Deixe um comentário!
 

 

Saiba mais sobre a nossa história. Clique aqui!
Saiba mais sobre a nossa política de revenda. Clique aqui!

Conheça nossas prensas térmicas: Clique aqui!
Curta nossa página nas mídias sociais e fique por dentro das promoções e cupons de desconto:
 

Tags: sublimação

Comentários

AO
Apolonio pinheiro de oliveira 13/07/2021
Top de mais

Deixe um comentário

Captcha