link-phone (31) 2552-8963 link-whatsapp (31) 97355-6267 Telefones

Placa térmica de alumínio fundido com resistência interna Vs. Placa de alumínio naval com resistência externa? Qual a melhor?

Escrito Por: Leonardo Mendonça Publicado em: Tipos de Resistência Data de Criação: 12/03/2021 Comentários: 4

Muito se fala sobre este tema. Uns dizem que o aluminio fundido é melhor, outros dizem que o aluminio naval é melhor. Então qual é a verdade?
Vem comigo!

A placa térmica fundia é caracterizada por possuir a resistência embutida dentro dela como se fosse um bolo caseiro com recheio. 



No processo de fundição da placa, um molde de areia é criado com a forma da placa. Então a resistência é colocada dentro do molde e o alumínio é despejado em forma liquida e muito quente por cima de tudo de forma a cobrir e esconder a resistência. Após o resfriamento/endurecimento do alumínio a placa é retirada do molde, a areia geralmente é descartada e a placa segue para usinagem e acabamento, pois não sai do molde perfeita. Só após o acabamento ela será testada e montada na máquina.



O processo de fundição requer especialistas na área. Não é um processo simples e requer grande espaço para “espalhar os moles” da produção, pois é totalmente manual.

A placa térmica com resistência externa é composta por uma placa de alumínio naval já produzida na espessura correta e uma resistência. É importante frisar que o alumínio naval é composto por ligas específicas, de altíssima qualidade. Uma chapa de alumínio naval apresenta grande resistência à corrosão. Esta camada azul é uma proteção plástica, pois a placa já vem de fábrica lisinha e pronta pra usar sem precisar de acabamento.

 

Esta placa de alumínio é vendida no mercado em grandes formatos, como por exemplo 6x2 metros. Então esta chapa é posicionada na máquina de corte (a nossa é um plasma de alta definição) e é cortada/fatiada nas dimensões das máquinas a serem produzidas. 1 chapa grande pode render mais de 20 placas em um único corte.



Após o corte, a placa passa por uma análise métrica e visual e já está disponível para montagem na sua máquina. A Resistência é parafusada na parte de cima da placa, o isolamento térmico é adicionado e a placa térmica já está pronta!
Este processo é muito mais simples que o processo da fundição, e além disso se a resistencia queimar é só trocar, já a fundida você precisa repor toda a placa.

Para o processo de fundição valer a pena é necessário que a empresa tenha um processo produtivo altíssimo! Centenas de milhares de máquinas por ano. Isto torna os custos da fundição competitivos e é possível inclusive custar menos que o processo da placa com a resistência presa por cima.

Nós preparamos exclusivamente pra você uma matriz qualitativa que ajuda a compreender os pontos de cada uma das placas!



Conclusão

Nós da Maquinatec entendemos que nosso maior concorrente é a máquina importada dos países asiáticos. Concorrência desleal, inclusive...
Vale a pena ficar claro que talvez pra eles no país deles esses custos de transformação sejam inferiores aos do Brasil. Assim talvez o processo fosse até lucrativo pra eles. A questão da mão de obra quase que escrava e a inexistência de necessidade de licenciamentos ambientais e descarte de produtos químicos da fundição também influencia muito no custo de produção.
Dito isto, fica a seu critério julgar o que é melhor pra você e escolher entre dar emprego a Brasileiros ou a estrangeiros

Nos colocamos à sua disposição para o esclarecimento de quaisquer dúvidas.
Esperamos que você tenha se divertido ao ler este tópico!

Quer ter acesso a uma tabela de tempos e temperaturas de diversos materiais para sublimação, totalmente grátis? Clique aqui e aproveite esse excelente conteúdo.

Curtiu? Deixe um comentário

Saiba mais sobre a nossa história. Clique aqui!
Saiba mais sobre a nossa política de revenda. Clique aqui!

Conheça nossas prensas térmicas: Clique aqui!
Curta nossa página nas mídias sociais e fique por dentro das promoções e cupons de desconto:
 

 

Tags:

Comentários

RU
Rubens 08/04/2021
A minha máquina Mecolour queimou a resistência. Tive que comprar outra máquina por que o preço da resistência era quase o preço da máquina nova. Entao eu procurei nos grupos de facebook e encontrei a Maquinatec. Estou muito satisfeito com a minha máquina
CM
Christiane Mendes 07/04/2021
Nossa! Agora ficou muito claro! Todos Falam isto nos grupos de sublimação, mas agora vende as fotos eu consegui entender muito bem!
AR
Andreia Regina 07/04/2021
Muito bom! Muito explicativo!
DS
Davidson Santos 07/04/2021
Prefiro a minha com chapa cortada e resistência solta. Muito melhor que a outra chapa, pois a minha queimou e me custou quase o valor da máquina

Deixe um comentário

Captcha