link-phone (31) 2552-8963 link-whatsapp (31) 97355-6267 Atendimento

Qual é o melhor papel para sublimar tecidos?

Escrito Por: Leonardo Mendonça Publicado em: Papel Branco, Azul ou Lilás? Data de Criação: 13/08/2021 Comentários: 1

Qual é o melhor papel para sublimar tecidos? Papel resinado branco x papel lilás x papel com fundo azul.
Descubra a resposta em nosso blog.

Esta é uma dúvida muito comum no ramo da sublimação e os clientes sempre perguntam qual é o melhor papel para estampar camisetas. Preparamos uma matéria especial para você sobre este assunto com os 3 papéis sublimáticos mais vendidos no mercado.

Quando nossa equipe se reuniu para pensar qual seria a melhor forma de saber qual é o melhor papel nós criamos um método para estabelecer o processo de estampagem de forma que não houvesse favorecimento para nenhum dos tipos do papel. Desta forma tivemos que pensar bastante em como fazer todo o processo e estabelecemos algumas regras a saber:

Impressora:
Decidimos utilizar a impressora mais comum do mercado. A Epson L120. Esta impressora já está conosco há 2 anos, ou seja, já foi bastante utilizada e entendemos que esta seria a melhor oportunidade para o teste uma vez que um equipamento novinho poderia causar desvios no processo. Nem todo mundo possui um equipamento novinho para trabalhar. Muitos de nossos clientes já trabalham há anos com sublimação. Então o melhor mesmo é usar algo que já foi bastante exigido.

Tinta:
Todos os papéis deveriam ser impressos com a mesma tinta.
Determinamos então que a tinta a ser utilizada será a Fabrijet. Esta é uma boa tinta e estampa com muita qualidade

Qualidade da impressão:
Para todos os papéis a qualidade de impressão foi determinada como “Média qualidade”. E isto nos levou a algumas descobertas interessantes (que veremos durante este artigo).

Perfil de cores:
O perfil de cores instalado foi o ICC, já ajustado para tonalidades perfeitas.

Impressão:
Todas as folhas deveriam ser impressas no mesmo momento e em sequência, ou seja, no mesmo dia, hora para evitar diferenças de humidade e temperatura do ambiente. E assim foi feito. Imprimimos todas as folhas em sequência, depois deixamos secar por 15 minutos para evitar de borrar ao toque enquanto a prensa térmica estava aquecendo. Parece preciosismo, mas em se falando de testes, método é tudo!

Tipo de imagem:
A imagem teria que ser em 2 formas. Cores vibrantes em uma folha e cores mais escuras em outra folha do mesmo papel. Desta forma ficaria mais fácil e claro identificar comentar sobre a qualidade da estampa.

Resolução e dimensões da imagem:
Todas as imagens deveriam ter a mesma resolução e as mesmas dimensões em todas as impressões. Isto fará com que não haja nenhum tipo de desvio na qualidade visual das estampas. Todas as imagens possuem resolução em 4k e quando impressas em papel A4 ficam espetaculares.

Os Papéis:
Papel Sublimático Branco A4 90gr Resinado. De acordo com o fabricante: “Papel sublimático fundo branco para sublimação em materiais de poliéster. Papel resinado com 90gr, ajuda a soltar mais tinta do papel e transferir para a superfície desejada.”  Mínima absorção da tinta, colaborando para uma estampa perfeita e nítida. Gramatura 90, evita que o papel enrugue com a tinta, deixando-o firme”

 

Este papel possui um lado fosco e um lado brilhante. O lado certo de imprimir é o lado brilhante, por que ali está a resina aplicada.

Papel Sublimático Fundo Lilás A4 90G Tratado com TACK. De acordo com o fabricante: O Papel fundo Lilás 90gr com Tack é ideal para quem precisa de papel com alto tratamento. Obtenha melhor qualidade e definição com os papeis tratados de fundo Lilás. Tratamento especial com Tack, com ele o papel não sai do lugar quando a prensa for aberta, pois o Tack dá aquela "grudadinha" no tecido, evitando as sombras e fantasmas nas estampas! O Fundo Lilás ajuda a evitar que a tinta passe para o outro lado no processo de sublimação.

 

 

Este papel possui o fundo lilás e a frente branca fosca. Tem que ter um cuidado especial al manuseá-lo por que mãos e dedos úmidos podem borrar o Tack que é a colinha, e isto pode prejudicar o seu trabalho.

Papel Sublimático Fundo Azul A4 90gr Tratado. O mais famoso de todos! De acordo com o fabricante: O Papel fundo azul 90gr é ideal para quem precisa de papel com alto tratamento. Obtenha melhor qualidade e definição com os papeis tratados de fundo azul. O Fundo azul ajuda a evitar que a tinta passe para o outro lado no processo de sublimação.

Este papel possui o fundo azul e a frente branco fosco. Deve ser estampado na frente.


As imagens:
Escolhidas pelo seu grau de complexidade.
Clique nas imagens para baixa-las e comparar com os resultados.

              

 

O tecido:
Helanca - - Decidimos não cortar o tecido para que não tivesse nenhuma sobra de dúvidas de que era o mesmo tecido, retirado do mesmo rolo. É importante encontrar a parte mais brilhosa do tecido e estampar sobre ela para que a qualidade seja a melhor possível.

Prensa térmica:
A escolha da prensa térmica foi crucial para este experimento. Precisávamos de uma prensa que permitisse estampar todos os papéis de uma vez e em posições diferentes dentro da prensa no mesmo momento. Ou seja, uma prensa pequena não serviria para este experimento, pois queríamos estampar tudo junto e ao mesmo tempo, com a mesma pressão e temperatura.
A prensa escolhida foi a 150x60 desenvolvida sob medida para o Sergio Henrique da Santa Inês Paramentos. Esta foi a prova de fogo da prensa antes de embalar e despachar para Bocaina SP.
Posicionamos o tecido sobre a bandeja inferior e organizamos os papéis em seus devidos lugares.
Sempre na ordem: branco, lilás, azul. Assim não haveria margem para dúvidas sobre uma área da prensa estar mais quente, ou estar com mais pressão que a outra etc etc etc.

 

Mais uma reorganização e voilá!
 

 

O que percebemos sobre os papéis:

O papel Branco e o papel lilás se assemelham bastante nas cores. Dá pra perceber que as cores ficam um pouco mais pálidas, foscas que o papel azul. O papel Azul dá uma impressão de que a tinta nem é sublimática. Parece que é tinta comum. Não ficou pálida. Dá pra perceber também que o detalhe acinzentado da foto original é menos presente no papel azul. Parece que o fundo da imagem do periquito é todo preto.

 

Clique e veja a imagem em alta resolução.

 

 

Aqui na imagem das maçãs é mais visível ainda este detalhe.

Clique e veja a imagem em alta resolução.

 

Mas a pergunta é: isso vai ou não fazer diferença na hora de estampar?

 

Pois bem: hora de estampar!

Tempo: 25 segundos
Pressão: média

Vamos ver o resultado!

 

 

Conclusão:

Todas as estampas ficaram excelentes.

- Os papéis branco e lilás se pareceram muito na qualidade.
- O papel branco transferiu um pouquinho menos de tinta que o papel lilás. Indicando que precisaria aumentar um pouco a quantidade de tinta para que ficasse com a mesma qualidade do lilás.
- Se a qualidade da estampa com papel branco lhe agradou você poderia usar o papel lilás e reduzir a quantidade de tinta para economizar tinta e ficar a qualidade igual ao papel branco.
- O papel azul indica que muito mais tinta foi transferida para o tecido. Como podemos ver nas fotos do periquito a marca degradê cinza quase não apareceu. Isto é um grande indicativo que podemos reduzir bem a quantidade de tinta do papel e economizar mais tinta ainda.

 

Para ver as imagens em alta definição clique e faça o download.

 

Conclusão

Agora que você já sabe como se comporta cada papel é interessante fazer os cálculos e optar pelo melhor insumo pra você.
Nós possuímos todos os 3 tipos de papéis a um preço muito bom. E além disso temos também as tintas que são de excelente qualidade. Quem geralmente compra as tintas conosco não costuma trocar de fornecedor por que a qualidade do trabalho fica ótima em qualquer papel como pudemos ver neste artigo.
Veja abaixo os links para as tintas e os papéis

https://www.maquinatec.com.br/insumos/papel-sublimatico
https://www.maquinatec.com.br/insumos/tinta-sublimatica

Gostou?
Faça um comentário!
Um grande abraço da equipe Maquinatec

Maquinatec: 100% brasileira e cada vez mais profissional, assim como você!

Tags:

Comentários

R
Roberto 18/08/2021
Excelente artigo. Ficou muito clara a diferença entre os papéis! Muito obrigado Maquinatec pela explicação

Deixe um comentário

Captcha