link-phone (31) 2552-8963 link-whatsapp (31) 97355-6267 Telefones

Sublimação na Costura Criativa

Escrito Por: Leonardo Mendonça Publicado em: Sublimação na Costura Criativa Data de Criação: 07/10/2021 Comentários: 0

A sublimação em tecidos é uma técnica que já existe há um bom tempo, porém recentemente as Artesãs descobriram uma forma maravilhosa de utilizar a sublimação como ferramenta de personalização no artesanato e costura criativa. Se você não sabe o que é sublimação, pare por aqui e leia este pequeno artigo antes de seguir.

Antes, as artesãs ficavam limitadas ao tecido do momento, ficavam limitadas ao material que tinha por perto, à estampa que estava disponível no armarinho ou na loja de tecidos.O modelo de negócios nas décadas passadas predeterminava que o custo da peça era menor para quem estava perto dos grandes centros comerciais. Artesãs que residiam no interior ou em cidades que careciam de grandes lojas de tecidos precisavam viajar longas horas de ônibus para buscar tecidos, para encontrar aquele material faria os olhos brilharem na produção da peça perfeita. Na verdade, isto limitava muito as artesãs, porque somente quem tinha disponibilidade de tempo e recursos financeiros suficientes para comprar uma boa quantidade material se aventurava nas tais viagens. O restante das artesãs ficava à mercê do que tinha disponível no mercado ali por perto. E se não tivesse nada interessante, não tinha trabalho que brilhasse os olhos.

Com o tempo e a popularização da internet, as grandes lojas de tecidos e aviamentos dos grandes centros comerciais começaram a expor seus produtos online e começaram a oferece-los para compras sob uma quantidade mínima + custo do frete. Isto facilitou enormemente na busca pela peça perfeita e também reduziu bastante os custos de aquisição dos materiais, porém ainda com uma certa limitação, pois ainda assim com a grande quantidade de cores, estampas, desenhos, figuras disponíveis no mercado, elas são as mesmas pra todos, ou seja, você quer uma gabardine com papai Noel pra estruturar? Tem aqueles disponíveis no site pra venda. Se nenhum deles te agradou, sinto muito.

O que quero dizer com isto é que as artesãs ficavam presas, quase que acorrentadas pela criatividade da indústria que produzia os tecidos com os seus designers, que muitas vezes não sabiam exatamente o que as artesãs precisavam, não sabiam o que elas queriam. E cá entre nós, não vão saber nunca, pois cada artesã tem um coração que bate de um jeito diferente todo dia. Então não dá pra personalizar tudo o tempo todo.

Bom, não dava...

Hoje é possível personalizar a um nível infinito, isto mesmo, infinito de estampas, de cores, de desenhos, de dizeres. Sem precisar de bordados, sem precisar de colagem etc. Claro, se você quiser bordar, colar etc. é possível sim, mas não é uma obrigação bordar “Bernardo” na bolsinha do Bernardo, por que agora tem outro jeito de fazer isto. E o Bernardo pode ser cada letra de um tamanho, cada fonte de uma cor, pode se repetir na bolsinha toda ou somente um pequeno nome no canto direito, bem sutil. Coisa que era necessário terceirizar com uma pessoa que tivesse máquina de bordar etc.

O ponto é que com uma impressora sublimática, uma prensa térmica e um computador é possível quebrar a corrente dar adeus à prisão do: “é o que tem no momento...”. As artesãs agora podem colocar 100% da sua criatividade e oferecer mais opções para seus clientes. Além disso é indescritível o prazer de criar tudo 100% com a sua cara, com o seu toque, com o seu charme, sem ficar dependendo de aparecer um material parecido com aquilo que você estava imaginando.

 

As possibilidades são infinitas. As cores são infinitas.

O nível de personalização é altíssimo. Dependendo somente da criatividade da artesã.

Tem um porém aqui: Tem um ponto grande de atenção neste processo todo. Para a artesã desbloquear sua imaginação e colocar todo o seu potencial em atividade, transformar aquela coisa que quando você fecha os olhos e sonha, transformar exatamente aquilo em realidade, vai precisar de estudar um pouco. Pois para fazer todas estas figuras que estão sendo mostradas aqui há necessidade de conhecer sobre programas de imagens no computador.

Como começar? Como inserir a sublimação no meu ateliê?

A forma mais barata:
Muitas artesãs começam sem investimento. Não gastar dinheiro agora!!!
Elas adquirem as estampas já prontas e sublimadas de outra artesã que já está consolidada e experiente nessa área, recebem o tecido prontinho em casa, fazem testes em casa e depois vão para o segundo passo.

2º passo: Adquirir a prensa térmica e um curso de imagens.
Enquanto estudam como editar imagens, já podem comprar o layout, a imagem da artesã por e-mail e economizar no frete, pois basta comprar o tecido sublimático pertinho de casa. Se você leu o artigo sobre sublimação no início deste texto você já deve ter consigo uma tabela de mais de 200 tecidos que podem ser sublimados ne?!
Depois disto basta encontrar uma pessoa que possui impressora sublimática pertinho de você para imprimir as folhas a um custo bem baixinho, já que a imagem você já está entregando e somente precisa da impressão.
Pronto. Com a prensa térmica em mãos você já começa estampar suas peças (você mesma!) e pegar intimidade com o equipamento. Conhecer sobre suas regulagens, tempo, temperatura, pressão etc.


 

Para curso de imagens procure pelo Mario e Marias. É o melhor do Brasil. Liga lá e peça desconto da Maquinatec!

 

3º passo: Adquirir a impressora sublimática
Pronto. Agora você já estampou diversas peças, já costurou bastante, já sabe do potencial que a sublimação pode lhe proporcionar. Compre a impressora sublimática e domine 100% do seu processo.
Mas por que deixar a impressora por último? Olha, a impressora uma vez que você colocou a tinta sublimática, não pode deixar parada por muito tempo. A impressora requer um volume mínimo de trabalho semanal pra você não ter dor de cabeça com manutenção. A prensa você pode ligar 1x por mês que vai funcionar perfeita, já a impressora tem risco de te deixar na mão se usar tão pouco assim. Então o ideal é deixa-la por último e quando tiver volume para manter uma impressora trabalhando pelo menos 2 horas por semana. Aí sim, adquirir.
Aliás, temos um tópico exclusivo sobre impressoras sublimáticas pra você. Clique aqui!

O ponto mais forte de tudo com a impressora é que você vai poder fazer experiências com cores, estampas, tecidos. Vai poder explorar ao máximo todo o seu potencial e sua criatividade sem depender de ninguém pra isso. Então se você acredita que vale a pena realizar este investimento mesmo sem ainda dominar muito sobre as imagens vá em frente, pois isto vai te ajudar a acelerar muito o teu aprendizado e desenvolvimento.

 

Conclusão

Não gaste dinheiro ainda com prensa, curso, impressora etc. Segure o seu dinheiro.
Nós temos uma parceria muito boa com uma artesã Jedi que se chama Dany.

Toda segunda-feira às 15:00 faça chuva ou sol tem Live de costura criativa com ela estampando e criando peças sublimadas do zero pra você assistir, interagir e se familiarizar com os métodos. Depois que você assistir pesquise um pouco e somente depois de ter bastante certeza siga os 3 passos acima.

Esperamos ter ajudado a ampliar um pouco seus horizontes como artesã. Gostaríamos muito de saber se seus olhos estão brilhando! Se você gostou deste artigo, siga-nos no Instagram. Isto é muito importante pra nós podermos continuar trazendo outros temas de relevância para as pessoas.

@maquinatecprensastermicas
@Dany.Atelie
Todas as peças demonstradas acima foram 100% criadas pela @Dany

Dany Ateliê Youtube
Dany Ateliê Instagram

 

Conheça outras Artesãs que já estão inserindo a sublimação na costura criativa:

Bia Feltz You tube
Bia Feltz Instagram

Amanda Lousada Youtube
Amanda Lousada Instagram

Fernanda – Meia Tigela Youtube
Fernanda – Meia Tigela Instagram


Se você quiser saber mais sobre a nossa prensa térmica para costura criativa clique aqui

Um grande abraço da Maquinatec.
Maquinatec, cada dia mais profissional, assim como você!


Quer ter acesso a uma tabela de tempos e temperaturas de diversos materiais para sublimação, totalmente grátis? Clique aqui e aproveite esse excelente conteúdo. Curtiu? Deixe um comentário


Saiba mais sobre a nossa história. Clique aqui!
Saiba mais sobre a nossa política de revenda. Clique aqui!

Conheça nossas prensas térmicas: Clique aqui!
Curta nossa página nas mídias sociais e fique por dentro das promoções e cupons de desconto:
 

 

Tags:

Deixe um comentário

Captcha