link-phone (31) 2552-8963 link-whatsapp (31) 97355-6267 Telefones

Entenda o que é Silk Screen ou Serigrafia

Escrito Por: Leonardo Mendonça Publicado em: O que é Serigrafia? Data de Criação: 05/07/2021 Comentários: 0

Também conhecido como serigrafia ou impressão à tela, o silk é um processo espetacular e bem antigo, porém não pense que é ultrapassado, pois você pode estar vestindo uma roupa que foi “silkada” neste momento!

No processo do silk há necessidade de uma tela de nylon ou poliéster. Esta tela é emoldurada como se fosse um quadro de parede. Neste momento a tela é transparente e possui micro furos que aceitam a passagem de líquidos, como a tinta, por exemplo.

Então é aplicada uma camada de emulsão que impermeabiliza a tela bloqueando a passagem de tinta por ela. O produto se chama tinta serifoto!  Após isto o serigrafista imprime o desenho a ser silkado em uma impressora comum, porém em uma folha de plástico transparente que se chama fotolito.

 

 

Este fotolito é então colocado sobre a tela e todo o conjunto vai para uma caixa de luz que se chama caixa de revelação. Lá dentro daquela caixa de revelação ocorre um processo químico que faz com que a tinta serifoto que recebeu a luz seque (cure), e a tinta que foi barrada de receber a luz, por que tinha a impressão em fotolito na frente não seque!

 

 

Após isto basta lavar a tela e a parte onde a tinta serifoto que não secou por que teve contato com a tinta da impressora vai se diluir na água. Portanto o desenho que estava impresso no fotolito será copiado “revelado!” para a tela serigráfica. Pronto após a tela seca e sem água é hora de trabalhar.

 

Para se criar por exemplo um desenho que possui várias cores, como uma paisagem há necessidade mais de uma tela, pois cada tela vai adicionar uma cor ao desenho. Agora dá pra entender por que o processo de silk geralmente obedece a um padrão de carrossel, pois o tecido passa por várias telas até a finalização da peça.

 

O Silk é muito vantajoso quando a produção é repetida em larga escala, pois há um custo para a criação da arte. E quanto mais “batidas” se dá com aquela tela, mais se dilui o custo de criação daquela tela no produto a ser vendido!

 

O silk adere perfeitamente ao algodão! Dá pra fazer emborrachado, em relevo, rugoso. Há centenas de técnicas para se utilizar na serigrafia. Um único detalhe é que quando a imagem requer altíssima resolução, como um rosto por exemplo, o silk pode deixar de ser interessante pela qualidade da imagem.

 

Não quer dizer que não seja possível criar uma única peça com o silk. Sim é possível, mas talvez o custo seja alto e pode ser complicado vender a peça única com um bom lucro. Geralmente uniformes escolares e empresariais utilizam o silk. Moda utiliza muito o silk, especialmente as grandes marcas, pois a produção é de milhares de peças iguais, então compensa muito e o processo é muito mais veloz que a sublimação quando se fala de milhares de peças.

Conclusão

Lembramos que este artigo perpassa apenas pelo conceito básico de serigrafia para que você consiga entender melhor as opções que possui no mercado para empreender. Há muito mais material sobre silk!

Grande abraço!

Quer ter acesso a uma tabela de tempos e temperaturas de diversos materiais para sublimação, totalmente grátis? Clique aqui e aproveite esse excelente conteúdo.

 

Curtiu? Deixe um comentário!

 

Saiba mais sobre a nossa história. Clique aqui!
Saiba mais sobre a nossa política de revenda. Clique aqui!

Conheça nossas prensas térmicas: Clique aqui!
Curta nossa página nas mídias sociais e fique por dentro das promoções e cupons de desconto:
 

Deixe um comentário

Captcha