link-phone (31) 2552-8963 link-whatsapp (31) 97355-6267 Telefones

As melhores Impressoras Sublimáticas de 2022: Qual devo comprar?

Escrito Por: Leonardo Mendonça Publicado em: Impressoras para Sublimação Data de Criação: 20/09/2021 Comentários: 0

Quer saber quais as melhores impressoras de 2022? Vem com a gente que te explicamos tudo!

Muitos de nossos clientes que estão iniciando no ramo da personalização e estamparia tem esta dúvida. Qual a melhor impressora? Ou qual a impressora mais barata para iniciar? Bom acreditamos que podemos ajudar a esclarecer sobre esta dúvida.

Mas o que é uma impressora sublimática?

No caso, a impressora sublimática é simplesmente uma impressora comum! Se difere das impressoras normais apenas pela tinta que é utilizada nela. Porém.... caso você não tenha lido sobre “O que é Sublimação” e “Qual a diferença entre sublimação e transfer” vale a pena pausar aqui e ler estes 2 tópicos, pois é muito importante conhecer sobre o método que a impressora utiliza para “pintar o papel”. Isto elimina muitas dúvidas ao longo no caminho, e muitas dúvidas sobre porque as impressoras Epson são as melhores.

A diferença é somente esta?

Não, há também a necessidade de instalar um Bulk-ink nas impressoras. Muitas delas já vem atualmente com este acessório.

Hoje no mercado para quem está começando temos duas linhas a se seguir: Impressoras comuns de uso doméstico onde abastecemos a tinta sublimática nelas “transformando-as” em impressoras sublimáticas e a nova linha de impressoras Sublimáticas da Epson, que foram criadas exatamente para esse público. Vamos nos ater a linha doméstica e não vamos nos aprofundar nessa nova linha pois seu custo é bem mais alto que as convencionais, segue link para conferir: Epson Surecolor F170


O que é o Bulk-ink?

O Bulk-ink nada mais é que um reservatório que cabe muito mais tinta que o pequeno cartucho que você conhece. Este reservatório pode ficar externo à impressora, ou interno, dependendo do modelo. Na sublimação utiliza-se muita tinta, uma vez que os trabalhos são supercoloridos e ter um cartucho pequenino com tinta não iria ajudar muito na velocidade da produção. Desta forma algumas empresas criaram o bulk-ink e começaram a vendê-lo para praticamente qualquer tipo de impressora. Outros fabricantes simplesmente entenderam a necessidade das pessoas pelo bulk-ink e o adicionaram às suas impressoras para que o cliente não tenha necessidade de adaptar coisas nela.

No caso da Epson, foi criada a linha Ecotank e os modelos das impressoras se iniciam com L. Todas que possuem o L podem ser utilizadas na sublimação.


Posso transformar a minha impressora em sublimática?

Depende... Depende da tecnologia de impressão dela. Se a cabeça de impressão aquecer a tinta você terá trabalho extra na certa. Então as impressoras HP quase todas já saem de cena. Uma coisa é fato: Caso a tua impressora tenha compatibilidade com a tinta sublimática é possível sim instalar um bulk-ink e utilizar a tinta sublimática, porém será necessário realizar uma limpeza extremamente criteriosa das cabeças de impressão para que a tinta comum não se misture com a sublimática, cause uma coagulação no sistema e mate a tua impressora de infarto. Aqui não ensinaremos esta técnica, por que não somos especialistas nisto, mas podemos indicar este vídeo que pode ajudar a entender melhor o processo. Inclusive se for trocar de marca de tinta sublimática vale a pena repetir este processo também para não ser pego de surpresa.

Falando em tintas sublimáticas, é preciso escolher bem a tinta que vai ser utilizada. Tem muita, mais muita tinta mesmo no mercado e fica até difícil de escolher entre tantas. Vá pelas indicações e como em tudo na vida, suspeite quando for barato demais! Uma boa tinta deve ter pigmentação viva, alta fluidez, o cheiro não pode ser muito forte e tem que ter perfil de cores, e isso não é tudo. Não vamos aprofundar nesse assunto pois é bem extenso, quem sabe não vira o assunto para o próximo post? ????


O que é um Picolitro?

O tamanho do Picolitro é algo muito importante na qualidade de impressão. Muitas pessoas desconhecem este termo e estão vendo pela primeira vez aqui no Blog.

O Picolitro é uma medida de volume de líquido, tipo litro, decilitro, Centilitro, mililitro (ou ml), e a medida vai diminuindo até o pictolitro que é uma partícula minúscula de uma gota. Quanto menor este número mais refinada é a cabeça de impressão e maior é a qualidade da imagem da impressora. Então você que procura uma impressora com qualidade máxima de impressão precisa saber disso. Porém o lado negativo disto é que quanto menor o pictolitro, mais tempo será necessário para imprimir a página (em teoria, claro). Então vale a pena ter estas informações na manga na hora de decidir. Obviamente, quanto maior o papel, mais tempo será necessário para imprimir. Então não dá pra comparar a velocidade de uma impressora A3 com uma impressora A4, por exemplo.
 

Mas quais são as melhores impressoras?

Olha, nós sugerimos que você siga com a linha Epson L, pois eles são pioneiros nesse processo de imprimir com tinta sublimática, inclusive a Epson vende cabeças de impressão para diversos concorrentes deles no mercado, ou seja, a fonte é a Epson. Portanto vamos elencar aqui alguns modelos para responder às perguntas de qual é a mais barata, qual é a melhor etc.
 

Mais barata! Ou menos cara...

Epson Ecotank L120

3 picolitros

Esta é a impressora sublimática mais barata do mercado. Seu valor irá variar entre plataformas de vendas, mas certamente é a mais barata da Epson.
Porém ela não é ruim de forma alguma. É uma impressora A4, compacta, bastante econômica em termos de energia e precisa do cabo para ligar no computador. Muita gente que está começando, adquire esta impressora.

 

Epson Ecotank L3110

3 picolitros

Esta já é uma multifuncional, ou seja, tem Scanner para você escanear fotos dos clientes ao personalizar azulejos, quadros, camisetas etc. Também precisa do cabo para conectar ao computador
Também é bem compacta e imprime em A4.

 

Epson Ecotank L3150 / L3250

3 picolitros
Principal ponto: Wi-fi. Para muitas pessoas é primordial ter wi-fi na impressora para imprimir à distância. Portanto a L3150 é a mesma 3110 com a adição do Wi-fi.

 

Epson Ecotank L4160

3 picolitros
Esta impressora se destaca por ser multifuncional e ser mais veloz que as anteriores. Possui um visor LCD muito legal é tem várias funções de conectividade do APP de telefone etc. Para quem usa o Canva no telefone e consegue personalizar na hora para o cliente, você pode chegar em casa e suas impressões já estarão prontas aguardando você para sublimar. Mas cuidado com a qualidade do seu projeto no telefone heim!

 

Epson Ecotank L1300

3 picolitros
Esta é a impressora da série “L” mais em conta que imprime no formato A3. O Formato A3+ equivale a mais do que 2 folhas do formato A4 e as pessoas que utilizam prensas térmicas 40x50 e 40x60 geralmente optam por uma impressora que seja capaz de imprimir uma folha que cubra toda a área da prensa podendo assim aumentar o seu leque de opções de personalização.

Esta aqui tem 1 slot a mais que os 4 tradicionais que você pode utilizar com a cor que desejar ou então o Branco. 5 slots de tinta
Esta impressora é muito utilizada para fazer adaptação para imprimir em DTF com cor branca para camisetas escuras!
OBS: não é multifuncional


A melhor impressora

Epson Ecotank L1800

1,5 picolitros

Tem mais versatilidade que a L1300, pois possui 1 slot de tinta a mais no tanque e para quem imprime muito isto pode fazer total diferença, pois você pode programar as cores que mais utiliza nesses slots extras que as outras não possuem. 6 slots de tinta
Tecnologia de injeção de tinta MicroPiezo ® de 6 cores (Ciano, Ciano Claro, Magenta, Magenta Claro, Amarelo e Preto)
Esta impressora é muito utilizada para fazer adaptação para imprimir em DTF com cor branca para camisetas escuras!

 

Epson Ecotank L14150

3,3 picolitros
A3+ com scanner e várias funcionalidades wi-fi.

 

Conclusão:

Tudo depende do seu objetivo e do seu orçamento. Muitos clientes se iniciam na sublimação com a L120 e com o tempo evoluem para outras impressoras maiores como a L1300 ou a L1800

- Quem busca preço e está iniciando vai de L120.
- Quem busca o melhor custo benefício para imprimir em A3 vai de L1300
- Quem tem prensa térmica 40x50, 40x60, 50x70 geralmente vai de L1300 pra não precisar trocar no futuro quando quiser explorar novos trabalhos e materiais diversos
- Quem busca qualidade máxima vai de L1800
- Quem precisa ter um scanner, Wi-fi e outras conectividades com APPs etc, terá que ver as características de cada uma e decidir, pois este é um critério mais subjetivo do que técnico. Então o ideal é ver a ficha técnica completa de cada impressora para uma decisão mais assertiva. Clique no nome de cada uma delas acima e acesse diretamente o site do fabricante para a ficha completa da impressora.

 

Esperamos ter ajudado a esclarecer quais as melhores impressoras de 2022
Está procurando impressora? Aproveite para escolher também a prensa térmica! Clique aqui
Grande abraço da Maquinatec.
Maquinatec, 100% brasileira e cada vez mais profissional, assim como você!


Quer ter acesso a uma tabela de tempos e temperaturas de diversos materiais para sublimação, totalmente grátis? Clique aqui e aproveite esse excelente conteúdo. Curtiu? Deixe um comentário


Saiba mais sobre a nossa história. Clique aqui!
Saiba mais sobre a nossa política de revenda. Clique aqui!

Conheça nossas prensas térmicas: Clique aqui!
Curta nossa página nas mídias sociais e fique por dentro das promoções e cupons de desconto:
 

 

Tags:

Deixe um comentário

Captcha