cadeado-icone Site Seguro!
BRANCAS OU DA COR DO TECIDO
A tinta sublimática quando a 200 C se torna gás e adere as fibras do tecido. Assim como qualquer gás a tendência do mesmo é escapar por qualquer brecha que encontre, quando isso ocorre o local que deveria receber a tinta não é tingido, deixando manchas brancas ou da cor do tecido em questão. Pode ocorrer pelos motivos abaixo:
Faça as devidas verificações seguindo a ordem abaixo.
1- IMPERFEIÇÃO NO MATERIAL OU NOS ACESSÓRIOS
Verifique se não há sujeiras volumosas ou imperfeição no teflon ou material que está sendo colocado sobre a estampa, qualquer sujeira, até mesmo um grão de areia pode atrapalhar o processo causando escape da tinta em forma de gás. Verifique se na manta e na espuma existem alguma sujeira que possa atrapalhar
2- POUCA PRESSÃO:
A pressão é de extrema importância no ato da prensagem, sem ela não é possível estampar e nem colar. No caso da estampa sublimática, a pressão é necessária para que a tinta sublimática, quando em estado gasoso, não evapore deixando de aderir no local exato do tecido. Já para estampa transfer a pressão é fundamental para que o papel cole corretamente no tecido. É importante saber regular a prensa para que ela possa ser utilizada com o melhor conforto e qualidade do produto. A prensa já vai regulada para sublimação em tecidos, mas caso precise regular a pressão, siga as instruções abaixo, você precisará de tecidos e estampas para testes.
3- DESGASTE DOS ACESSORIOS
Após certo tempo de uso os materiais da bandeja inferior (espuma e manta) tendem a sofrer desgaste, ficam finos e perdem a característica original, o que pode causar manchas e imperfeições no trabalho final. Nesse caso é necessário efetuar a troca do conjunto da bandeja inferior.
Clique aqui para adquirir novos acessórios em nossa loja com preços impredivéis!!!
Podem ocorrer pelos motivos abaixo:
1- FORMA INCORRETA DE ABRIR A PRENSA
Após o termino da estampagem, deve-se abrir a prensa da forma correta para evitar que a estampa e o teflon se movam nesse momento. É preciso primeiramente destravar e depois abrir suavemente. Caso a prensa seja aberta de uma vez os materiais se moverão devido vácuo causado no ato da abertura, como o papel com a estampa ainda está quente, a tinta pode se mover causado sombra.
2- TECIDO SEM PRÉ-ENCOLHIMENTO
Tecidos geralmente já vem com pré-encolhimento de fábrica, mas pode ser necessário fazer novamente. Quando o tecido não recebe pré-encolhimento ele tende a expandir com o calor então causando sombras na estampa, para evitar isso siga o procedimento abaixo:
3- SUJEIRA NOS ACESSÓRIOS OU BANDEJA DE ALUMÍNIO
Caso a bandeja de alumínio ou os acessórios tenham sujado de tinta, é muito provável que essa tinta passe para o próximo trabalho, o que dará aspecto de sombra se o trabalho for o mesmo.
Para que o trabalho seja de qualidade é necessário sempre manter a prensa livre de qualquer sujeira, tanto nos acessórios da bandeja inferior como o alumínio da bandeja superior. A tinta quando em gás pode passar para qualquer acessório caso encontre brecha para essa fuga o que é muito comum, por isso orientamos a proteger a manta e a bandeja superior. Caso a bandeja de alumínio, a manta ou os teflons estejam sujos de tinta ocorrerá a transferência da mesma para o material a ser estampado, causando sombras, detalhes esfumaçados, manchas de tinta, borrões, estragando assim o material.
PARA LIMPAR A BANDEJA DE ALUMÍNIO
NUNCA LIMPE A PRENSA COM A MESMA QUENTE, RISCO DE QUEIMADURA GRAVE
PARA LIMPAR O TEFLON
Proteja os acessórios
Caso esteja estampando e a tinta não esteja passando para o material, é possível que o método utilizado esteja incorreto, é importante saber que a função da prensa é aquecer, causar pressão e contar o tempo. O resto depende do método de estampagem, insumos e materiais. A empresa não se responsabiliza pelo uso incorreto de insumos e materiais.
Tintas Incorretas
Utilize sempre as tintas corretas, sublimática ou pigmentadas dependendo do trabalho. Tintas corantes que geralmente vêm com as impressoras não servem para estampar.
Papel incorreto
Cada papel tem sua função, precisa-se utilizar o papel correto de acordo com o método. Por exemplo, utilizar papel sublimático para fazer transfer com laser color é incorreto.
Tecido Incorreto
O tecido precisa compatível com o método utilizado, por exemplo não é possível sublimar direto sobre 100% de algodão.
Material não preparado
Muitos materiais para receber a sublimação precisam estar preparados para isso. Azulejos, e diversos outros materiais precisam estar resinados com resina sublimática base poliéster para receber a sublimação, sem o acabamento não funcionará.
Para estampar você precisará da estampa que é a imagem impressa em papel, a qual será transferida para o tecido ou material desejado. A estampa sublimática você pode comprar pronta em lojas especializadas em sublimação, o ideal é que você mesmo possa imprimir suas artes, para isso criamos um Kit ideal para você : Prensa termica 40x50 + Impressora p/ sublimar + tintas sublimáticas + papeis sublimáticos , confira :
http://www.maquinatec.com.br/prensas-termicas/kit-fabrica-de-estamparia
Na sublimação a tinta penetra no pano, dá o aspecto de que a imagem faz parte do pano, um exemplo de como fica são as camisas de jogadores de futebol. Isso porque a tinta ao atingir 200C se transforma em gás e tinge o tecido, portanto não há desgaste, a tinta não sai. Para esse método precisará estampar em materiais a base de poliéster como tecidos que tenham poliéster na composição ou resinados em poliéster (chinelos, azulejos, tecidos, quebra cabeças etc...). Hoje muita coisa pode ser sublimada graças a resina poliéster, que aplicada no material pode receber estampas com perfeição. Para saber o que pode ser sublimado basta levar em consideração que o material precisa suportar até 200C, e não pode ter mais do que 2 cm de espessura.
Nosso produto faz esse tipo de trabalho com perfeição .
Para o algodão há 3 formas de estampar:
1- Fazendo transfer litográfico
2- Usando papel OBM e fazendo sublimação sobre ele
3- Usando resina base poliéster no algodão e sublimando a resina.
O pico de consumo é somente no ato de aquecimento depois ela faz controle de temperatura, com isso torna-se completamente econômica.